Friday, May 04, 2007

Up.pt vs Usabilidade - Teste com Utilizadores

Foram criadas 3 tarefas e analisados 3 utilizadores diferentes (todos eles multimédicos).

Tarefas:

1. Informação sobre o gabinete UPIN – Universidade do Porto inovação
2. Data das provas de Doutoramento Mestre Patricia Antunes
3. Numero de telefone SOS da U.Porto


Tarefa 1 Informação sobre o gabinete UPIN
Apenas 2 passos: Inicio > I&D(1) > UPIN(2)

Utilizador 1
Passo1: 3cliques até acertar.
Passo2: apenas 1 clique
Tempo: 35 seg
Obs: A principio um bocado perdido pelo interface, estudou muito todos os menus antes de clicar...cobaia já sabia que estava a ser avaliada! No entanto completou a tarefa num tempo relativamente satisfatório.

Utilizador 2
Passo1: apenas 1 clique
Passo2: 2 ciques até acertar
Tempo: 1 min 03 seg
Obs: Totalmente perdido. Estudou todas as opções que tinha antes de avançar. Outro que sabia que estava a ser avaliado.

Utilizador 3
Passo1: 5 cliques, ou seja 1 erro + 1 clique até acertar
Passo2: apenas 1 clique
Tempo: 1min e 58 seg
Obs: Visualizou todas as possibilidades antes de avançar e mesmo assim ainda deu um erro.

Tarefa 2 Data das provas de Doutoramento Mestre Patricia Antunes
Caminho mais rápido e lógico: Inicio > Comunicação (1) > Noticias (2) > Provas Académicas (3) > Mestre Patricia Antunes (4)

Utilizador 1
Passo1: 2 erros (10cliques) + 1
Passo2: 1 erros (5 cliques) Desistiu
Tempo: 2 min 38 seg até à desistência
Obs: Navegação totalmente aleatória sem qualquer noção da direcção correcta.

Utilizador2
Passo1: 3 cliques e desistiu
Tempo: 1min 38 seg
Obs: O utilizador mexeu com o rato pelo ecran todo, suspirou e disse “isto não está nada perceptivel!”

Utilizador3
Passo1: erro mais 1 clique
Passo2: 1 clique
Passo3: 1 clique
Passo4: 1 clique
Passo5: 1 clique
Tempo: 3 min e 10 seg
Obs: O utilizador descobriu um caminho diferente que aquele estabelecido. Foi então por um caminho mais complicado e teve também dificuldades em ler, em alguns passos o texto aparece muito condensado e com uma hierarquização pouco perceptivel, dificultou a tarefa ao utilizador o que causou mais demora.

Tarefa 3 Número de telefone SOS da U.Porto
Caminho mais rápido: Inicio > Pessoal (1) > Linha SOS (2)

Utilizador1
Passo1: 3 erros (15 cliques) 1 clique
Passo2: 1 clique
Tempo: 5 min
Obs: Tirando os erros, o utilizador deu 2 cliques até chegar ao destino mas demorou demasiado tempo percorrendo quase todo o site. O utilizador perdeu-se muitas vezes e recorreu ao mapa do site mas sem sucesso.

Utilizador2
Passo1: 1 erro e 1 clique
Passo2: 1 clique
Passo3: 1 clique
Passo4: 1 clique
Tempo: 3 min e 10 seg
Obs: O utilizador chegou ao destino por um caminho diferente. Apresentou dificuldades em ler a informação.

Utilizador3
Passo1: 3 cliques
Passo2: 1 clique
Tempo: 56 seg
Obs: Observou sempre atentamente a primeira página.

Conclusões:

Os utilizadores testados por norma perderam-se bastante não achando o website perceptivel ou intuitivo. Mesmo as tarefas mais faceis com menos passos tiveram tempos demasiado extensos. Também a dificil percepção de menus secundários e dificuldades de leitura não contribuiem para o bom funcionamento do sistema.
Com estes testes pode-se afirmar que a organização da informação não é a mais correcta. Os utilizadores têm dificuldade em chegar ao seu destino e não sabem por onde começar a procurar. Note-se que os utilizadores testados, ao serem jovens estudantes do curso deJornalismo e Ciências da Comunicação – vertente de Comunicação Multimédia, estão familiarizados com a internet e com o sistema sigarra, mesmo assim tiveram dificuldades em completar as tarefas pedidas chegando mesmo a haver desistências. A usabilidade deste sistema deve ser repensada a fim de conseguir responder às expectativas de todos os seus utilizadores, estejam eles familiarizados com o sistema ou não.

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