Sunday, March 25, 2007

2º artigo | Avaliações

Continuando com a análise do mesmo website da Administração Pública do ultimo post - Direcção Geral de Impostos, testamos o website com avaliações automática e manual.

Utilizando a ferramenta de análise
Hera, disponível online, a avaliação automática identifica erros, mostra a localização do erro quer na página quer no código fonte. Isto facilita bastante a futura avaliação manual, já que podemos posteriormente localizar mais facilmente os erros.
Apesar de a ferramenta da avaliação usada permitir uma análise automática de qualidade, a avaliação manual não pode ser dispensada. É necessário cruzar informações com uma ferramenta de análise manual, leitura áudio do ecrãn, por exemplo.

Analisando o website da DGCI automaticamente com a ferramenta Hera, obtemos os seguintes resultados:

  • Apenas 5 pontos identificados como correctos
  • 10 pontos considerados errados
  • 8 pontos não aplicáveis
  • 43 pontos para verificar

Dos 5 pontos considerados correctos nenhum é de prioridade 1.

Dos 10 considerados errados, um foi de prioridade 1, o que significa que é considerado o mais grave que é o não fornecerequivalente textual para todo o elemento não textual, nomeadamente imagens, gifs, etc. Isto é um erro fucral, principalmente quando se usam imagens como botões. Se esses botões não fornecem texto alternativo, não têm o atributo ALT definido, como é que uma pessoa com problemas visuais, que depende de uma leitura audio do ecrãn, sabe que ali existe um botão?

Outro dos erros encontrados pelo HERA foi a falta de CSS’s para controlar a forma de apresentação. Ou seja, ainda são usados elementos html para controlar certas caracteristicas da apresentação, por exemplo “image border”. Este uso dos elementos html para controlar a apresentação pode prejudicar a leitura do ecran.

Outro erro muito grave também é o facto de a página principal da DGCI possuir uma pesquisa mas essa mesma pesquisa não possuir indicações no seu html de que ali se encontra um campo de formulário. Ou seja, quem utilizar uma leitura audio do ecrãn, não poderá saber que ali se pode pesquisar alguma coisa introduzindo texto. Considero este erro um erro muito grave...como pode uma pesquisa não estar acessivel a todos??

Outros erros encontrados é o uso excessivo de tabelas e estas sem atributos identificativos, e também o ausencia do atributo acesskey, teclas de atalho para os links mais importantes da página.

Passando agora para a análise manual, combinando a ferramenta JAWS com o browser Opera, posso afirmar, apartir da minha experiência, que é absolutamente impossivel navegar na página da DGCI.

(Aliás, o tardio post deste artigo, deve-se ao facto de eu ter tido dificuldades com o manuseamento destas ferramentas. Não consegui por o comando CTRL+G, para a desformatação da página a funcionar! Todos os outros comandos funcionaram menos este...instalei e desinstalei o Opera para ver se qual o problema...mas nada..)

Voltando à análise manual, ao avançarmos com a tecla A e Q, passamos mais de metade da informação da primeira página à frente. O que o JAWS lê é o menu lateral, os tópicos das noticias e da legislação e os links em baixo como privacidade e mapa do site. No entando se navegarmos pela tecla D e E, de elemento em elemento, já podemos ler muito mais informação. O JAWS vem confirmar o que o HERA confirmou, a pesquisa é totalmente ignorada, assim como as imagens e botões que são imagens. Para passar por estas imagens que não têm atributo alt é necessário carregar no E uma dezena de vezes....!

Mesmo assim esta leitura é demasiado confusa para quem tem deficiências na visão. O facto de os conteudos estarem inseridos em tabelas e de existirem celulas que não têm qualquer informação baralha bastante a navegação.

Utilizando outro programa de leitura de ecrãn, que na minha opinião funciona muito melhor que o JAWS e Opera juntos é o AudioBrowser desenvolvido pela Universidade do Minho. Este programa consegue ler muito mais que o JAWS. Este já lê muito mais informação e embora não leia os botoes que são imagens, identifica-os como imagens e lê o endereço para onde os encaminha. Também o uso de 2 vozes diferentes uma para os menus e informação principal e outra para subsecções.

A estrutura da página aparece automaticamente discriminada no lado esquerdo como os “favoritos” aí é possivel navegar com apenas as teclas para cima, para baixo e enter!

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home